A Educação Infantil é primeira etapa da educação básica. Nesta fase valorizamos as descobertas e as experiências da criança, dando sentido à sua singularidade.

Com uma missão pedagógica fundamentada nos documentos que regulam e normatizam a Educação Infantil: os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), promovemos as nossas ações didáticas estruturadas nos eixos das interações e brincadeiras, proporcionando situações de aprendizagem, que assegurem os direitos de aprendizagem.

CONVIVER

“Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”. (BNCC)

image
image

BRINCAR

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.  (BNCC)

PARTICIPAR

“Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando”. (BNCC)

image
image

EXPLORAR

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.  (BNCC)

EXPRESSAR

“Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens”. (BNCC)

image
image

CONHECER

“Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. (BNCC)

Realizamos diversos projetos que visam uma educação integral, ressaltando os valores franciscanos do respeito, da alegria, do acolhimento, da simplicidade, da fraternidade, da ética, e de paz e bem.